Esportes De Risco: Quem Pode Fazê-los E Quem Não Tem?
Os esportes de risco consistem em atividades realizadas em condições muito difíceis ou extremas por especialistas com uma adequada preparação física e técnica. No entanto, são cada vez mais praticados por inexperientes como simples passatempo ou hobby, o que representa um perigo real pra integridade física de quem o realiza.
Esta é propriamente a faceta mais atraente pra estes esportes radicais, em procura de adrenalina diante de ocorrências que podem ser mortais. Para aliviar esse desejo de experimentar outras emoções, se foram adaptando os tipos de atividades para os diferentes atletas e meios pra concretizá-los: terra, mar e ar.
São muitas as especialidades que têm surgido para responder às necessidades impulsivas de quem os procuram. Sobre a terra, desejamos localizar exercícios adequados a cada tipo de meio: esqui fora de pista ou heliskiing, ski, parapente ou snowkitting, skate, espeleologia, canyoning ou canhões, escalada livre, montanhismo, escalada em gelo e, até mesmo, o popular parkour. Por mar existem alguns tão díspares como surf com tubarões, praticado em Durban, África do sul ou na Austrália; esqui aquático, kite-surf, caiaque, mergulho em cavernas e rafting.
E por ar encontramos: asa-delta, pára-quedismo, a partir de um ponto apoio, um edifício ou de um avião, bungee jumping, voo livre, com asas ou wingfly. Por que são tão atraentes pra esses esportes, aos olhos do povo? Manuel Villanueva, traumatólogo, diretor médico de Avanfi e desportista, responde a esta pergunta: “por Trás deles existe um gene que nos faz buscar nossos limites ou uma desajeitado inevitabilidade de diferenciar-nos, de auto indicação. Desse modo, a lista é infinita, pelo motivo de a imaginação humana é e a cada ano surge alguma variante nova”.
o São adequados pra o mundo todo? Agora, estes esportes não conseguem ser praticados por cada pessoa, visto que são necessários alguns requisitos técnicos e físicos e anos de treinamento numa disciplina. E também potência, resistência e destreza. Villanueva ressalta a periculosidade das atividades, mesmo cumprindo com estas habilidades. O mais constante entre as pessoas de meia idade são os esportes de ultrarresistencia, como as corridas de ultrafondo, ultratrails, quilômetro vertical, triatlo, as travessias, ironman ou ultraman, além de outros mais. Todos os esportes radicais envolvem um traço e, até já, são capazes de conceder acidentes, fatais ou não. O boxe, a escalada livre e montanhismo estão entre os dez esportes radicais mais danosos. As taxas de mortalidade sobre o assunto cada uma das disciplinas denotam o seu nível de periculosidade.
Esportes de risco em água: o rafting em águas brancas com rápidos de grau cinco ou superior é uma das práticas com maiores taxas de mortalidade, segundo aponta o especialista. O surf e kitesurf levado a condições extremas de vento ou tempestade atinge percentagens maiores de mortalidade, como o mergulho em cavernas. Esportes de risco em terra: nas frases do especialista, as montanhas representam o maior perigo de todos os outros ambientes para os esportes radicais.
- Dois Processos de Absorção Física
- Infecções, como a encefalite (inflamação do cérebro)
- 24-Como você se sente sobre isso teu relacionamento com sua mãe
- PWA Light Heavyweight Championship (2 vezes)[7]
- Diz ser morlaco
- 2000 bytes – três ligações externas
“a cada 6 tentativas de escalar o Everest com alguém morre de hipotermia, edema de pulmão, cegueira por queimaduras corneanas, congelamento ou pneumonia”, inclui. Não é o único, por causa de o topo da montanha Annapurna, o primeiro ochomil, tem uma mortalidade de quase 40%, isto é, por cada duas subidas ocorre uma morte. Esses números não apenas abrangem atletas iniciantes, por causa de os expedicionários Nepal, denominados himalayistas, estima-se que apresentem uma morte pra cada 170 subidas. Em suma, as taxas de morte em esportes de montanha, são de uma em cada 1.750, é discursar, que a cada ano morrem na alta montanha de mais de quarenta pessoas.
Superam a mortalidade por acidentes de trânsito. “Muitos dos riscos vêm para a altitude do local e as condições extremas. A diminuição de oxigênio, devido à menor altitude, podes ser o superior dificuldade que precisa afrontar o organismo, porém o frio ou outras situações podem danificar a resistência do mais robusto e experiente”, explica o especialista. São muitas as sequelas que resultam depois da realização de esportes de risco sem a preparação exigida, a partir de arritmias, síncopes ou doenças cardiovasculares, até a morte súbita.
Para poder evitá-los, recomenda-se o progresso gradual no esporte de mão de profissionais. “Isso poderia dar-nos uma oportunidade de achar o nosso limite ou um equilíbrio entre a indispensabilidade de desafios, adrenalina e as restrições que nos marque nossa condição física”, argumentou Vilanova.
Filipinas, que dura só 2 meses. As crias de pangolin nascem com um comprimento de cerca de 15 centímetros e um peso parecido de 330 gramas, mas estas medidas variam entre as diferentes espécies. Ao nascer, os filhotes já têm os olhos abertos, todavia as escamas ainda são brandas.
