“O Adobe, Vantagens E Características Térmicas”
A técnica de elaborarlos e teu exercício estão estendidos por todo o mundo, encontrando-se em algumas culturas que nunca tiveram ligação entre si. Uma das cidades mais conhecidas e antigas, Çatalhöyük, na Anatólia, do VII milênio antes de Cristo, tinha as casas criadas com adobes. No Peru existe a cidade de barro mais grande da América: a cidadela de Chan Chan (1200-1480) pertencente à cultura chimu, assim como este a Cidade Sagrada de Caral (3000 a. C. – 1800 a.
América Latina montado sobre a base de adobes. Em Portugal é característica, entre algumas, as regiões secas, de Castela e Leão, onde é adicionado mãos ao barro. As construções de adobe são normalmente remoçar com uma camada do mesmo barro que dão aquele estilo tão estimulado de as casas típicas da Terra de Campos.
- Fitboxing : 1000
- 37 Quais são várias ideias de lanches rápidos pra entre as refeições
- Dufour, M.: Massages et massothérapie, effets, techniques et applications, Maloine
- Melhora a memória e a auto-estima de alguém
O termo adobe, em castelhano, no entanto com a grafia adoves, aparece pela primeira vez imediatamente em 1139-1149, no chamado “Foro de Pozuelo de Campos” (hoje Porto da Ordem, pela Província de Valladolid). No México, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e no norte e centro do Chile, as casas de adobe são ainda património de diversas famílias humildes, que conservam esta tradição, desde tempos imemoriais.
Misturar pasto seco com o barro, permite uma correcta aglutinação, enorme resistência a intempéries e evita que os blocos uma vez solidificados tendem a rachar. Posteriormente, os blocos aderem entre si com barro para a construção de muros. Atualmente, alguns arquitetos continuam a utilizar paredes de adobe em união com alicerces, colunas e lajes de concreto, devido às suas características.
Para evitar que se rachar ao secar são adicionados à massa com as mãos, crina de cavalo, feno seco, que serve como armadura. Em países de mão-de-obra barata é muito preço reduzido; permite fabricar um mesmo os objetos para desenvolver tua própria casa. Antigamente, nas épocas em que os lavradores não tinham tarefas que fazer no campo, a fabricação de adobes, que depois vendiam o que desejaria de fazer uma residência.
daí o provérbio: sempre que descansa está fazendo adobes. Tem uma enorme inércia térmica, devido às espessuras necessários para construir, o que serve de controlador de temperatura interna; no verão, mantém o frescor, e ao longo do inverno o calor. Em Frente ao tapial, que é igual, contudo posto em obra em massa, com cofragens, tem a vantagem que necessita de muito menos tempo de preparação.
A construção com adobes dá a vantagem de tua semelhança formal, construtiva e estética com o tijolo de campo cozido. As desvantagens dessa técnica são em atividade do próprio modo de fabricação, que poderá ser vagaroso, pelo motivo de são necessárias duas ou 3 semanas para poder utilizar as peças em caso de que a elaboração é feita em obra. O método assim como depende das áreas de pisado, secagem e estocagem, que comandarán a continuidade da criação, sempre que se espera que se sequem as peças anteriores.
